terça-feira, abril 15, 2008

sherlock holmes e a covardia humana

sherlock holmes e a covardia humana




o que acontece hoje com a família nardoni acontecerá, certamente , com todos nós amanhã. seremos condenados sem julgamento pela opinião pública, na realidade, já o somos. porque não temos o carro do ano, uma casa esplendorosa, porque nossa pele é negra, temos um pé na cozinha, lembram do dito? porque, afinal, se não há pão é preciso o circo. e as melhores atrações somos nós mesmos.


não é de hoje que a confiança na polícia segue o ditado: "sempre com um pé atrás" com os cujos.
sherlock holmes já dizia isto em "um estudo em vermelho" publicado em 1887, ao seu amigo, professor john watson, recém chegado do afganistão e que procurava uma moradia para dividir o aluguel com alguém. encontra holmes, que já vira um apartamento no 221b da baker street.

químico e físico ele gosta de fumar cachimbo e usa freqüentemente a cocaína para estimular ao intelecto, segundo argumenta, ou matar o tédio entre um problema e outro (a cocaína só se tornará uma substância proibida em 1930).

a frase "elementar, meu caro eatson: aparece exatamente neste livro : "um estudo em vermelho".holmes nasceu em 6 de janeiro de 1854, filho de um agricultor e de uma mãe de origem francesa, pois sua avó era filha do pintor horace vernet. e seu irmão mais velho, mycroft, trabalha para o serviço secreto britânico e é mais dedutivo do que ele. há quem afirme que ele morreu em 1957, com 103 anos.

Sherlock.jpg

estátua de sherlock holmes em meiringen ( meiringen é uma comuna e uma cidade da suíça, no cantão berna, com cerca de 4 740 habitantes.

agir.jpg
leio as obras dele, atualíssimas, nesta edição bonita da agir. para ler é preciso colocar o livro sobre a mesa. the book is on the table.



falo sobre isto porque helô, helô , me enviou isto:

"Excelente entrevista com o jornalista Guilherme Fiúza sobre o caso Isabella Nardoni. Fiúza, autor do livro que resultou no filme "Meu nome não é Johnny", viveu situação semelhante anos atrás.

http://www.bandnewsfm.com.br/conteudo.asp?ID=78136
Depois do texto principal, há um link "Ouça a entrevista na íntegra".



++++++++++++++++++++++++



jogo do shift

o jogo do shift

não é cocaína, mas vicia.

Nenhum comentário: