quarta-feira, abril 16, 2008

a amazônia tem futuro?

a amazônia tem futuro?



na folha de são paulo de domingo carlos heitor cony narra seu almoço com o poeta thiago de mello que lhe informou "que até 2090 a amazônia será uma savana, um saara imenso , sem águas e sem árvores. Culpa do tal aquecimento global, mas culpa também dos homens que somos todos nós. " thiago de mello nasceu e vive na amazônia ; sabe sobre o que fala. pensemos numa rodovia por lá com carros e caminhões aumentando a emissão de co2.


manfred nitsch, em seu trabalho "O futuro da Amazônia: questões críticas, cenários críticos" expõe alguns futuros para o estado que está dividido entre brasil, peru, venezuela, colômbia, bolívia e uma guiana; " Para identificar os processos causais e pontos decisórios estratégicos, quatro grandes cenários para a Amazônia brasileira bastam para cobrir toda a gama previsível de eventos e resultados. Os três últimos foram sugeridos por Silvio Andrae (2000). No entanto, em vez de resumir o que ele mesmo já publicou, tomei a sua tipologia como inspiração e baseei nela as minhas próprias idéias e os esboços que seguem:

1 Pior cenário possível. Destruição acelerada da floresta e permanência das condições miseráveis de vida para a maior parte da população.
2 Cenário da situação atual. Persistência da condição de periferia, dependência e destruição gradual da floresta, com algumas áreas protegidas.
3 Cenário alternativo. Um arquipélago territorial, com economia monetária e crescimento autônomo dentro e ao redor das cidades, e conservação rigorosa de grandes extensões de terra na hinterlândia.
4 Cenário de contraste. Moratória no desflorestamento, conservação em grande escala, remuneração internacional pelos serviços ambientais da floresta e enclaves urbanos como pólos de desenvolvimento.

Esses quatro cenários destoam de um antigo dito dos caboclos, "Deus é grande, mas a mata é maior". "

ainda há tempo para preservar ou salvar a amazônia? sei lá. o mundo anda tão estranho....

o presidente da ONG preserve amazônia, marcos mariani, explicou hoje sobre “a importância do modal ferroviário na defesa dos direitos dos povos da floresta”, em café da manhã promovido pela frente parlamentar ambientalista/sos mata atlântica no anexo IV da câmara dos deputados como parte das homenagens à semana dos povos indígenas.

o objetivo foi esclarecer parlamentares, líderes indígenas, imprensa e a sociedade em geral sobre a importância social, econômica e ambiental, da priorização do modal ferroviário sobre o rodoviário na amazônia, em especial para as reservas indígenas.

amanhã, dia 17, mariani representará a associação preserve amazônia em audiência pública, às 10 horas no Plenário 8, requerida pela comissão de meio ambiente e desenvolvimento sustentável da câmara dos deputados, que irá abordar a questão dos modais de transporte terrestres na amazônia.


vá de trem



o trenzinho caipira de villa-lobos : "Vídeo sobre "Trenzinho do Caipira" de Villa-Lobos e as "Paisagens Imaginantes" de Guignard, se utilizando da letra da música composta e declamada por Ferreira Gullar. Trabalha as relações entre os imaginários do Brasil rural e do moderno. Transpõe elementos da gramática do design para uma mídia audiovisual e discute elementos da linguagem cinematográfica." dis a letra o poeta ferreira gullar.

abaixo os documentos em prol de uma ferrovia, contra o asfaltamento na br 163, rodovia cuiabá-santarém, que, segundo a ong, "provocará desmatamentos e queimadas em áreas de até 100 quilômetros de cada lado da estrada, aumentando consideravelmente a emissão de co2 na atmosfera. a escolha do modal ferroviário para o eixo de transporte poderia ser mais adequada, pois representa menores riscos ambientais, além de trazer diversas vantagens do ponto de vista econômico e social.

do ponto de vista legal, a iminente pavimentação da br-163 ainda não atendeu as exigências mínimas da legislação, em especial a resolução 01/86 do conama (conselho nacional de meio ambiente), que estabelece a necessidade de realização de estudos de alternativas a obras com significativo potencial de impacto ao meio ambiente, caso da cuiabá-santarém e das demais rodovias previstas no PAC para a amazônia.

- a pavimentação da BR-163 e os desafios à sustentabilidade: uma analise econômica, social e ambiental.
estudo comparativo br/ ferrovia
análise da pré-viabilidade econômica do ramal cuiabá-santarém

sites de ferrovias

ABOTTC -http://www.abottc.com.br/ associação brasileira dos operadores de trens turísticos
ANTF - associação nacional de transportes ferroviários
ANPF - associação nacional de preservação ferroviária
FCA -ferrovia centro-atlantica

participantes da audiência pública: ministro dos transportes, alfredo nascimento,a ministra do meio-ambiente, marina silva,o governador do amazonas, eduardo braga; o procurador geral da república no pará, felício pontes; o cientista carlos nobre, do inpe (instituto nacional de pesquisas espaciais), além do presidente da preserve amazônia, marcos mariani .

vale a pena conferir, pois a questão pode ser de segurança nacional, já que a amazônia é a grande responsável pelas chuvas no brasil, país altamente dependente de sua matriz hidrelétrica. "

eu vou de trem, é mais bucólico. e vocês?
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