quarta-feira, maio 21, 2008

centro internacional das águas, universidade e cefet-mg

parque1.jpg
visão da entrada do parque das águas de caxambu, o canal ladeado por plátanos.

começou como conversa fiada, sabe como? um fala, outro diz que ouviu mas não sabe onde,nem como e a coisa fica mal parada. pois é, dizem que uma universidade federal vinha para caxambu, em minas gerais e foi para são lourenço, depois o cefet.

neste link talvez a gente entenda o porque: centro internacional das águas, em caxambu, são lourenço, cambuquira, lambari e contendas

"1. Introdução

O Estado de Minas Gerais pertence a Região Sudeste do Brasil - a mais desenvolvida economicamente do país, e sua importância histórica, política, cultural e econômica são inquestionáveis. Minas Gerais possui o segundo maior parque industrial do País e o maior número de municípios - 853 (IBGE, 2000); além de ser dotado de extrema riqueza de recursos naturais, o que permitiu o desenvolvimento de intensa atividade mineraria uma de suas características mais marcantes.

Mas é em sua imensa riqueza hidrológica que Minas Gerais se destaca, sendo, nesse particular, superada apenas pela Região Amazônica. O Estado possui importantes bacias hidrográficas como a do rio São Francisco, rio Doce, rio Paraíba do Sul, rio Grande etc. A microregião do “Circuito das Águas de Minas Gerais” localiza-se no sul do estado, sendo formada por cinco municípios cuja atividade principal está na exploração das fontes hidrominerais.

A criação de um Centro Internacional das Águas nessa região faz parte de uma proposta mais ampla - o Programa de Desenvolvimento Sustentável da Região do Circuito das Águas. Esse Programa baseado nos preceitos da Agenda 21 Brasileira visa desenvolver alternativas para revitalizar a região através do uso sustentável do seu principal recurso natural: a água.

Nesse sentido, o Centro Internacional das Águas, atuará com base na conhecida máxima do movimento ambientalista internacional: “pensar global, agir local”, sendo um fórum permanente de debates sobre a questão da água no planeta, mas visando a criação de massa crítica comprometida com o desenvolvimento sustentável da região. A primeira proposta de criação do referido Centro, surgiu durante a “Conferência Internacional das Águas para a Cidadania”(Belo Horizonte,1997), após visita técnica a região das estâncias hidrominerais no sul de Minas Gerais, realizada por pesquisadores nacionais e estrangeiros com apoio do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais(CEFET-MG).

Atualmente, essa proposta inovadora está sendo coordenada no Brasil, por duas das mais tradicionais instituições superiores de ensino: o Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) e a Universidade Federal de Minas Gerias (UFMG), que vem buscando sua viabilização através da parceria com instituições governamentais e não-governamentais nacionais e internacionais, tais como: Governo de Estado de Minas Gerais, os Ministérios da Educação, da Ciência e Tecnologia e do Meio Ambiente do Governo Federal Brasileiro, a Universidade de Ciências Aplicadas -Technische Fachhochschule Berlim, o Instituo Interamericano de Cooperação para a Agricultura – IICA entre outras.


vamos torcer que não seja apenas mais uma jogada política com vistas à presidência da república, como se supõe ser o desejo do atual governador tucano de minas gerais, aécio neves.

parque.jpg
detalhe do balneário do parque das águas que o governo do estado recupera e moderniza.
 

Nenhum comentário: