terça-feira, maio 20, 2008

o tempo passa para tu, eles e, para mim,

uma amiga que mora no sul do país, recentemente abriu umas caixas de papelão guardadas há muito tempo, pertencentes ao seu ex-marido. no fundo de uma caixa pequena, "como se fosse uma jóia" diz ela, encontrou um recorte amarelado de jornal com a oração abaixo. 'ela foi publicada no jornal do brasil, há muito tempo, provavelmente no final dos anos 70, na coluna de dom lucas moreira neves". esta amiga é cristã. hoje participa de comunidades de base.

lembrei deste email que ela me enviou após ter ouvido por uma entrevistada no programa de marília gabriela que a meia idade começa aos 40, 45 anos. a moça havia escrito um livro sobre gerontologia.

marília gabriela replicou que poucos vivem 95, 100 anos. a meia idade, começa aos 30 anos, no máximo 35, para acompanhar a perspectiva de vida em nosso país.

outra coisa veio a mente; um filme com meryl streep e shirley maclaine: "postcards from the edges" que no brasil recebeu o título de "lembranças de holywood". um filme real, feito a partir do livro de carrie fisher que foi a princesa léa, no primeiro "guerra nas estrelas" de george lucas. no livro e no filme ela conta sobre seu relacionamento dela com a mãe, debie reiynolds que perdeu o marido, eddie fisher para elizabeth taylor e nunca se recuperou do tombo, segundo a filha.Carrie-Fisher-1.jpg
carrie fisher

no dito filme, em determinado momento, meryl streep, que faz o papel de carrie fisher grita para a mãe, shirley maclaine, que faz o papel de debbie reynolds, que estrelou também o filme "singing in the rain"de gene kelly, uma senhora já, sem sombrancelhas, com cabelo ralo, que ela não estava na meia idade, "aos 70 nunca é meia idade, mamãe! ninguém vive 140 anos. "debbie.jpg
debbie reynolds

de fofoca em fofoca estamos plenas/os. vamos à oração:



Estou envelhecendo

Senhor,
sabes melhor do que eu que estou envelhecendo,
e que, mais dia menos dia, farei parte do grupo dos velhos.

Guarda-me daquela mania fatal
de acreditar que é meu dever dizer algo a respeito de tudo
e em qualquer ocasião.

Livra-me do desejo obsessivo
de pôr ordem nos negócios dos outros.
Torna-me refletida, mas não ranzinza,
serviçal mas não autoritária.
Acho uma pena não utilizar toda a imensa reserva de sapiência que acumulei

por longos anos,
mas sabes bem, Senhor...
faço questão de conservar alguns amigos.

Segura-me quando eu começar a desfiar detalhes que não acabam mais,
dá-me asas para ir direto ao fim.
Sela meus lábios acerca de minhas mazelas e doenças,
embora essas aumentem sem cessar,
e, com o passar dos anos,
me dê certo prazer enumerá-las.

Não me atrevo a pedir-te
que eu chegue até a gostar de ouvir os outros
quando desenrolam a ladainha dos próprios sofrimentos.
Não me atrevo a reclamar uma memória melhor,
dá-me porém uma crescente humildade
e menos suscetibilidade,
quando a minha memória esbarrar na dos outros.
Ensina-me a gloriosa lição
de que pode até acontecer que me engane...

Toma conta de mim.
Não é que eu tenha vontade de ficar santa
(com alguns santos é tão difícil conviver!)
mas um velho, além de velho, amargo,
é com certeza uma das supremas invenções do diabo.

Faze-me capaz de ver algo de bom
onde menos se espera,
e de reconhecer talentos,
em gente na qual estes não se percebem.
E dá me a graça de proclamá-lo.
Amém.



debbie canta tammy


debbie e gene kelly em "you were meant for me"


shirley maclaine canta "i'm still here" no filme em que interpreta debbie
shirley maclaine canta "I'm still here" no filme em que interpreta debbie


meryl streep canta "you don't know me"


maryl carrie fisher streep, quando inicia carreira de cantora country no filme e canta "i'm checking out" de carly simon


betty midler, olivia newton-john, meryl streep, cher, esqueci o nome da atriz que fez a "morte lhe cai bem" ,"death becomes her" comédia de robert zemekis, lembrei: goldie hawn ( nunca ri tanto) cantando what a wonderful world. só porque desejei postar isto que nada tem a ver com as lembranças anteriores.

ufa, que fôlego! portanto, good morning, good morning

Nenhum comentário: