sexta-feira, junho 13, 2008

os sobrinhos do capitão

os sobrinhos do capitão





minha irmã martha comentou ao telefone comigo sobre um problema nas escolas de relacionamentos entre jovens e crianças: o bulling, que significa, humilhar, intimidar, ofender . ela tem netos e um deles vive o problema. bom aluno, quieto, tornou-se alvo de um menino que sorrateiramente goza dele e o humilha .

lembrei que o bulling é antigo. na escola primária, no recreio, os alunos jogavam volei. pedi uma vez para entrar e disseram que "queridinha da professora" não jogava. mais tarde, no colégio de freiras tornei-me especialista em escambida.

enquanto conversávamos, eu e minha irmã, lembrei-me dos sobrinhos do capitão. as tirinhas !


no youtube diz que este filme foi o primeiro aparecimento de Katzenjammer Kids em cinema em 1938. mas tem outra mais antiga:


1918



desenhado por rudolfh dirks, que nasceu na alemanha mas, aos sete anos, sua família transferiu-se/o para chicago, "a katzenjammer kids", ou hans e fritz ou sobrinhos do capitão, eram feitos para o new york journal. por trás das tiras aconteceram desencontros com william randolph hearst, dono do jornal, em uma batalha judicial.

o filme "o cidadão kane" de orson welles, foi inspirado em hearst. após ganhar a causa rudolfh tranferiu-se para o new york world e mudou o nome da tirinha para hans e fritz. aí a segunda guerra fez a terceira mudança: captain & the kids.

seja como for, fez parte da minha infância, e muito emocionante, pois só podia ler a publicação escondida da família, assim como pafúncio e marocas, xuxá.... mas aí é outra história.

veja mais em jornalismo e internet e rudolph dirks que teria se inspirado em busch_maxundmoritz.jpg wilhelm bush

Nenhum comentário: