quarta-feira, outubro 08, 2008

fal, amálgama, prefeitura de caxambu, passarinho e buddy bolden

fal, amálgama, prefeitura de caxambu, passarinho e buddy bolden






no amálgama daniel lopes entrevista a escritora fal azevedo fal%2Bazevedo.jpg sobre seu recente romance editado pela rocco, "minúsculos assassinatos e alguns copos de leite"MINUSCULOS-ASSASSINATOS.jpg .

fal questiona o dizer de estudiosos de que a internet afasta as pessoas da leitura, de forma conclusiva: "Do ‘é culpa do computador’ pro ‘o cachorro comeu minha lição’ é um pulo."

sobre a abstinência de leitura, principalmente do povo brasileiro, a culpa já foi da tradição oral, que nos formou, das revistas em quadrinhos, do rádio, das tvs e agora a internet ou o computador é o bola da vez. todo mundo quer perdão para suas incapacidades e preguiças. ora, já não teve quem falasse que a culpa da ignorância, preguiça, estultície, malandragem do povo brasileiro era de macunaíma, o herói sem caráter de mário de andrade? mesmo sem que o povo tenha lido tal livro?

pois é.... lermbra da foto-novela? de capricho, até elas já levaram a culpa pelas pessoas não lerem livros de verdade. mas, afinal, o que é de verdade?

cheguem na
no amálgama
para ver uma boa entrevista com entrevistada de jaez.



****************


eu contei que o dr.luiz carlos, filho do zé celeiro ganhou as eleições para prefeito de caxambu. explico o que é um seleiro; a pessoa que faz selas para cavalos, em couro, trabalhadas ou não. foi com este ofício que o pai do atual prefeito criou os filhos e os mandou estudar em faculdades fora de caxambu. por aqui não as havia.

disse também que seria a quebra da hegemonia de duas famílias da cidade, os gadbem e os rosental que se alternavam no trono de prefeito. acontece que o povo diz que me enganei. que por tráz do dr. luiz carlos tem o gadbem, que não pode concorrer porque está com muitos processos nas costas, de sua última gestão.

ora, com tal figura a quem dizem, ele já prometeu secretarias e também impugnar, definitivamente, as obras de um supermercado que fará concorrência ao da família, a única concorrência a eles em caxambu, a gente até desanima. política é coisa para deixar a gente em desalinho, perplexidade, descrença. como pode um povo que viveu durante anos a mesma experiência desagradável querer que ela seja repetida? como pode?


************************


no interior, tem coisa muito perigosa que é atropelar passarinho na estrada. para fugir do sinistro você desvia o carro e pode até bater em outro. este é o grande perigo das cidades do interior de minas. além de outro, bater o carro num cavalo ou numa vaca solta na estrada. aí pode até dar morte dos dois animais; o quadrúpede e o bípede.


******************************


quando fazia aula de pintura com pedro leal, entrei numa de abstrato e senti que vivi um momento muito tênue entre habitar um mundo de cores, só meu, e o mundo real. nesta época havia acabado de ler um livro do michael ondaatje "budy bolden blues"que ele escreveu em ritmo de jazz de new orleans.

de tão impressionada, mesmo sabendo que o buddy não deixara registro sonoro mas que influenciara marsalis, armstrong, etecéteras.... e que o único que não desmentia tal influência era o wynton marsalis , mais do que nunca, já sua fã, o ouvia cada vez mais, principalmente o cd jerry rooll morton, onde o marsalis obedece o fraseado e estruturas musicais das músicas do jerry.

mirian simões me enviou um achado: oi,

achei no cd de partituras que o Fernando me deu um blues em homenagem a buddy bolden "Buddy Bolden's blues" autoria de ferdinand "jelly roll" morton . fernando deve ter essa música no livro de jazz pag 46. achei a harmonia e o ritmo difíceis. quem sabe ele tira ela?

enviou-me o link do marsalis com o buddy, no youtube.




valeu, mirian, obrigada!



Nenhum comentário: