quinta-feira, outubro 02, 2008

reforma ortográfica, arre égua!!





reforma ortográfica, arre égua!!!



ah, as reformas ortográficas! ah! lembram do latim vulgar, falado pelo povo, e do clássico, escrito pelos sábios ditos? pois é. tudo continua na mesma. a língua falada é uma e a escrita... bem agora inventaram o caso do hífen, da trema e de regras da acentuação. juro que o que escrever aqui d'ora em diante é fruto de acomodação mental, assim como a acomodação das placas tectônicas - sei lá se ainda tem acento, o acento- da terra, portanto tudo está sujeito a tremores de terra, o escambáu.

e pensar que há apenas 240 milhões de anos havia somente duas placas; a laurásia e a gondwana. em duzentos e quarentas anos eleas se subdividiram em placas menores e 14 principais: placa africana, placa da antártida, placa arábica, placa australiana, placa das caraíbas, placa de cocos, placa euroasiática, placa das filipinas, placa indiana, placa juan de fuça, placa de nazca, placa norte-americana, placa do pacífico, placa de scotia e placa
sul-americana. e enhum dentifrício para controlar as placas.

tenho somente 66 anos e já passei por não sei quantas reformas ortográficas. é muito demais para minha cabeça. o vulgo tem sua língua mater, aprendi com meu peão a falar diminói, com tatão, a faz de tudo um pouco, a palavra kombida, bem mais confortável e espaçosa que uma simples kombi, convenhamos. fale kombida e a lingua descança suavemente no assoalho em
vez de ficar suspensa no ar ao dizer kombi, presa no teto na boca.

agora tirar o agá de subumano é ridículo. a fala é mais precisa que a escrita, repare! fale subumano e veja quantas conotações e denotaçõs nos trazem o som. arre égua, arre!!!!

sugestão do dia: visite
e verá que a ternura sobrevive no cotidiano simples de quem tem o coração apressado
.

baleia.jpg
esta vaca tem o nome de baleia. chegou assim , magra de dxar dó. lembrou-nos a cachorra baleia de graciliano ramos, em vidas secas. ficou com o nome de baleia, hoje está gorda, bonitona e tem um touro tremendão caído por ela. o cara tem cada chifre de dar medo e um cupim do tamanho do mundo. bem , baleia tem uma amiga cá em casa, vaca gorda, de barriga, pronta para parir que chama olívia. a palito, namorada do popeye.olive.jpg. cá em casa usa-se muito denotações. mas isto é só para mudar de assunto e porque sou prolixa pacas.

em tempo: leia este,olhos da eternidade

house.jpg

e pensar que ele é o pai do stuart little



Nenhum comentário: