segunda-feira, dezembro 29, 2008

ano novo, ortografia nova

ano novo, ortografia nova



assim como a corrida de são silvestre, o festival de fogos na virada do ano, as flores para iemanjá ,o dia 1º de janeiro de 2009 será inaugurado por um novo acordo ortográfico entre os países de língua portuguesa.
é bem verdade que àquele que dispor de tempo, até 2014 haverá de se adaptar.

meus 66 anos passaram por guerras quentes e frias, mudança de comportamento mundial, quebra dos valores que faziam do mundo um canto melhor, vários modismos, e muitos acordos ortográficos que, na tentativa de superar um oceano que separa as terras, o atlântico, de vencer o vento que molda as figuras humanas e suas línguas, característica de cada região, de negar a geografia- como hegel, creio que as pessoas são os lugares onde vivem- tentam aproximar grafias e pronúncias de sentimentos diferentes que são incorporados a cada palavra. mesmo que digam a mesma coisa.

portugal e brasil, e demais países lusófonos sentem-se mais próximos, como soem acreditar os artífices de tal acordo porque os acentos e as escritas são semelhantes?

a gramática nunca igualou as pessoas, pelo contrário, as distingue uma das outras,a justiça social é blefe, ora, por que insistir nesta mania de espelhar tudo quando tudo é diferente?

fico com os animais e sua fala que nunca muda.


sugestão: nova%20ortografia.jpg

Escrevendo Pela Nova Ortografia
Como Usar as Regras do Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa
Instituto Antônio Houaiss
e José Carlos de Azeredo (Coordenação e assistência técnica)

Nenhum comentário: