terça-feira, fevereiro 10, 2009

ah, o velho jb e seus poetas!

ah, o velho jb e seus poetas!






fernando henrique gonçalves.

meu deus, quem seria este senhor calvo, de mão no peito, mas o gesto... o gesto do gesto ou da gesta, fernando.jpg ressuscita que tempo em minha memória? como sabe de mim?

este gesto, não o de levar a mão ao peito mas a forma como a mão segura a mão.
o detalhe dos dedos presos, falange por falange às mãos, sabe tipo de mão que convive com letra? que minuciosa constrói palavra? pois é. pescoço que empurra a cabeça para frente e foge do eixo do corpo. curiosidade, será? meticuloso.

fernando henrique gonçalves, quem é este que me envia emails recordando tempos do velho jb, cita conto meu, é presidente do institulo latino-americano de cultura?

olho-me no espelho. em que ruga está inscrita a história da participação dele em minha vida?

mas o gesto, juro que não me é estranho. passeio os dedos nos sulcos de meu rosto, olho os cabelos brancos na tentativa de buscar o passado no presente.
e eis que, de repente, ele me reporta ao renato thomaz da silva. por que lembrei de renato e o associei ao fernando?

saquei! lembrei.

gente este rosto dele, o meu, não é a estampa que exibíamos. é isto! ele de bastos cabelos negros, a mesma cautela, no entanto, em revelar o gesto que pingava letras, é o fernandinho, o poeta, o poeta! o poeta de circus, de tanto poema magnífico!

fernando.

e retorna o passado, dadauti, helena, renato, rogério, ivan. paulo sergio, quantos morreram desta lista, na minha agenda? dines, clarice, amauri, joão luiz, prata, elcir, a magrinha... gente, tanta gente!

ele reproduz uma brincadeira que brinquei com clarice lispector. dizia eu que o conto estava cansado demais. tão cansado que não precisava de nexo nas palavras para contar a história. e experimentei o equipare arimori isare. ela gostou. pensou. nada disse, mas guardou o conto.

muito mais tarde falou-se sobre ele. do prazer que lhe dava!

um dia lucia miners o publica no suplemento literário da tribuna da imprensa. e nem sei como o conseguiu. creio que foi publicado na revista escrita, também. e na senhor, será? não na senhor eram cartuns? ah e mio cid também, não era este o nome do conto, mas o escrevi por causa de mio cid, doña ximena e jesse james.

ah... fernando, a memória de um tempo regressa.... poeta, poeta. seja bem vindo ao mundo blogueiro que , realmente, busca com afinco "os universais linguísticos" .

te linko e eternizo um espaçotempo. obrigada.

em tempo: entre no hi5. eu e ricardo augusto dos anjos, no hi5, brincamos de poetar, somente cinco versos, com palavras de quatro sílabas no máximo, em recados como estes:


do ricardo.

chuva
chivas
on the
rock



respondi:

chove.
lama
on the
road
.

Nenhum comentário: