quinta-feira, fevereiro 19, 2009

caxambu: jovens sem destino

caxambu: jovens sem destino



os jovens de caxambu baixaram hoje os caras pintadas da era collor. ouvi a história na escola municipal de música e fui ver de perto.

iriam fazer uma revolução diziam, na frente da prefeitura da cidade. pediriam o afastamento do prefeito empossado no primeiro dia do mês de janeiro deste ano.
motivo: o grupo de carnaval estorvo não consiguiu alvará de licença da prefeitura para se apresentar no hotel gloria, um dos mais tradicionais da cidade.

mais motivos alinharam: a policlínica estava sem medicamentos e o material escolar gratuíto das escolas municipais ainda não havia sido entregue.

perguntei se estudavam em escolas da prefeitura; todos estavam em escola particular.

mas por que vocês querem derrubar o prefeito? perguntei.

responderam: queremos que o zé luiz fique na prefeitura.

explico: o sr. josé luiz é presidente da câmara de vereadores. caso o prefeito atual seja impedido assume o vice- prefeito.

repondem : o vice não, queremos o josé luiz.

o prefeito de caxambu luiz carlos pinto os recebe, explica que que o hotel não pode receber tantos jovens numa festa de carnaval que, além do mais, nunca estivera na cidade.

exato: seria a primeira vez do estorvo em caxambu. a festa é o seguinte: você paga 50 reais por um dia de festa e comida grátis.

os jovens, que esperavam imensa concentração em frente da prefeitura e já prometeram depedrar a praca em frente ao prédio e o calçadão durante os dias de momo
estavam desapontados.
o prefeito recebera seus representantes e com eles conversara.

mas e os 50 reais que pagaram ao estorvo, perguntaram? quem devolve.

o estorvo, claro, respondi.

sou apenas uma senhora curiosa em ver um jogo político mal formulado, de uma oposição amarga por não deter o poder, atualmente. já o deve por uns bons 20 anos e, por isto, a cidade quase vira fantasma, como as do velho oeste.

o tempo é de mudança, mas a oposição conclama os caras pintadas que sabem e confessam estar indo na onda, na bagunça.
pensam que fazer política é isto, reclamar sem saber o porque que fazer revolução é pedir estorvo para o carnaval e, não entendem que apenas são manipulados por aqueles que prometem voltar ao poder, mesmo respondendo a processos por corrupção.

entenderam a conversa que tivemos e foram embora , os que ainda estavam na praça, mais calmos. e com um lição de vida, espero que tenham apreendido o que falei: antes de cair numa cilada perguntem ao que, quando, como , onde e por que?

não se deixem manipular por interesses mesquinhos, crianças. o carnaval dura 4 dias. só quatro dias. mas vocês e a cidade vivem o cotidiano e precisam de perspectiva melhor, de educação, saúde e emprego, onde vivem.

sei que ficar sem futebol, carnaval e circo é difícil, pois este sempre foi o alimento do brasileiro, da massa em geral. o imperdoável é confundir alhos com bugalhos.

enquanto a polícia dobrava a vigilância, percorria a cidade com sirenes e luzes piscando nos carros e motos pensei triste como alguém é capaz de manipular a juventude para tentar criar o terror na cidade.

pobre cidade. pobre gentes de mentes pequenas e pobres, por mais dinheiro que tenham ao lesar ou não so bolsos de quem movimentam para pedir o que não sabem o quê.

pobre caxambu!

Nenhum comentário: