quinta-feira, fevereiro 19, 2009

macondo e pedro páramo é aqui

macondo e pedro páramo é aqui


menos que macondo e comala. menos. bem menos.é uma cidade assim, esta. menos em poesia, mais em ódio ancestral.

às vezes uma briga pode acontecer por causa de uma beringela picada. mas tem o mesmo foco: o poder.
é uma cidade onde o sorriso foi cancelado e as pessoas se reunem só para conspirar.

qual cidade e gentes sobrevivem assim?

comala1.jpg
passeio em comala

aracataca é o nome da cidade onde nasceu gabriel garcia marques que recebeu o nome de macondo em seu livro , cem anos de solidão, e comala é a cidade onde juan rulfo fez morar o poderoso pedro páramo. dois ficionistas que criaram cidades que existem no mapa das palavras .

comala, tem uma. faz parte do estado de colima, no méxico. em comala se fazia comalas, artesanato de barro.

aqui, naesta cidade onde moro, tem água. a terra faz água. ah! tem gente também e muito rancor.

"A mãe de Juan Preciado pede-lhe, antes de morrer, que vá procurar seu pai e cobrar dele o abandono em que viveram por toda a vida. O pai, ela diz, mora em uma grande propriedade chamada Media Luna na cidade de Comala, estado de Guadalajara, México. Chegando em Comala deve procurar Eduviges Dyada, que foi a melhor amiga de sua mãe e o ajudará a falar com o pai. O arrieiro Abundio guia Juan Preciado até a casa de Eduviges; no caminho conversam sobre seu pai:” — O senhor conhece Pedro Páramo? Como é ele? — perguntei.

– Um rancor vivo — respondeu-me. “


diz juan rulfo: “E durante a noite, as casuarinas mugem, uivam. E o vento. Compreendi então a solidão de Comala, esse lugar. O nome não existe, não. Mas a derivação de ‘comal’ — um recipiente de barro que se põe sobre as brasas para esquentar as tortillas — e o calor que sugere é que me deram a idéia do nome. Comala: lugar sobre as brasas.”

vecinos_Aracataca_rechazan_rebautizar_pueblo_Aracataca-Macondo.jpg
senhor votando em plebiscito que decidiria se arataca passaria a se chamar macondo. perdeu.

em cem anos de solidão, arataca/macondo é cenário de fenômenos inexplicáveis como repentinas e prolongadas chuvas, epidemias de insônia, e pessoas que são levadas ao céu por mariposas, para nunca mais volver.

aqui, onde moro, as gentes tem garras, fauces medonhas e muitos truques. nenhum deles tem poesia ou imaginação. aqui se destila fel.

Nenhum comentário: