terça-feira, março 31, 2009

ditadura

ainda bem que o aniversário da juju não coincidiu com os 45 anos de ditadura. ela aniversária hoje e a dita começou em primeiro de abril.

a ditadura passou? acabou? sei lá... acho que não. bem ou mal sempre se vive sobre ela , a ditadura, e ela nos mata paulatinamte, segundo após segundo, a muita gente nem percebe.

passou a banda do chico, passou



o que a gente nem contava: a alegria popular. passou sim. acabou.

muitos dizem que ela,a ditadura, eclodiu hoje, 31 de março de 1964, mas teimo em lembrar que a data era primeiro de abril, do mesmo ano.

as lembranças....

bem, hoje é dia da juju. a menina que mora na terra da jujuba . aqui, neste castelinho feito de chocolate por dentro e as balinhas preferidas dela por fora.

vou contar a história dela. uma vez, uma menina descobriu que gostava muito de jujuba e pediu ao pai e a mãe que construíssem uma casa feita destas balas para ela. acontece que foi difícil encontrar um arquiteto que topasse a encomenda. dissem que a telinha até arriscou, mas pensou assim: "eu gosto de fazer muffins" e foi em busca de arquitetos que dessem conta do recado. andou, andou, andou quase sete léguas e, de repente, topou com joão, o do pé de feijão, que a levou à bruxa que prendeu o outro joão, o da maria. ela indicou quem fizera sua casinha de chocolate para atrair e prender os dois irmãos.
adivinha quem foi? o zangado, um dos anões da branca de neve. o problema era chegar na floresta encantada.

aline, que mora em niterói, falou que numa caverna que existe lá na praia da boa viagem tem a passagem para o mundo dos anões e da branca de neve.
nelson,/ do mirante, apontou o caminho para a caverna e fal aceitou ofertar um drops para que o gato de botas a deixassse passar. só que ela não contava que o capitão gancho estaria por lá e pediria mais, muito mais. nada menos do que o livro dela "minúsculos assassinatos e alguns copos de leite". ela deu o livro, mas gancho, maroto,não liberou a passagem.
então o pai da juju que toca muito bem músicas maravilhosas, hipnotizou o gancho ao som de um bolero, pediu ajuda para isa levar com seu jornal de viagem, o mais
urbanamente possível.

todas as procuradoras temiam as matas. a gi encarregou-se de percorrer mundos e fundos atrás do zangado.

nem bem deu três passos e a luci emprestou para ela uma vaca na qual poderia montar, tirar leite para beber quando tivesse sede e chegar ao destino.

que chegou, chegou, e com ela um monte de gente mas toparam o zangado tão zangado que a juju, muito habilidosa disse: eu quero a casa, né gente? eu faço. e fez.

parabéns juju, pelo seu castelo de chocolate por dentro e jujuba por fora.



Um comentário:

stella disse...

coisa mais linda, esther! :D