quarta-feira, julho 15, 2009

ah! as coisas ditas à boca pequena na cidade do interior!

contam no estado do rio e, são paulo repete, que todo cuidado com o mineiro é pouco. a história é a seguinte: segundo consta são paulo e rio de janeiro venderam os bondes para os mineiros que, em contrapartida venderam o pão de açúcar para os cariocas e o viaduto do chá para os paulistas, o certo é que, todo cuidado com mineiro é pouco. e também com paulistas e cariocas.

você chega numa cidade, aparentemente pacata, como caxambu, cidade do sul mineiro, poucos habitantes, clima agradável e em pouco tempo já conhece todas as famílias, as histórias escabrosas que cada um esconde sob o colchão. este foi ajudante do rei e no fim de gestão tacou fogo em todos os documentos. aquele apagou todos os dados do computador do castelo...

as coisas que correm à boca pequena na cidade são de arrepiar. o morador, o que tem raízes, já nem percebe as tantas irregularidades e coronelismos praticados. acostumou-se e lá tem sua parcela de mandatário também.

mas quem vem da grande cidade crendo no conto de que um fio de barba é palavra empenhada, entra pelo cano de saída e de entrada. os que chegam na cidade garantem: diariamente precisamos pagar pedágio.

é raríssimo vislumbrar alguma ética nas autoridades reinantes, salvo raras excessões, principalmente porque a gula pelo poder é pantagruélica. explico quem foi pantagruel neste link, ou melhor, sem querer deturpar a verdade, o que a gente pega por aqui até por osmose, este link explica o que é pantagruélico:http://pt.wikipedia.org/wiki/Pantagruel


em caxambu, o vice rei quer ser rei: dá uma de doente, de pobre coitado, tendo em mira a coroa. o bufão da corte idem, enfim, todos querem mandar e o mais engraçado é que todos já tiveram sua passagem carimbada pelo reinado e, convenhamos, deixaram a marca de uma triste lambança em seus atos.

moro em caxambu já lá se vão 16 anos a caminho dos 17. nunca conheci esta cidade em paz consigo mesma, oferecendo emprego e sustentabilidade para seus filhos. mas sei de reizinho que comprou subsolo da cidade até o município de contendas, e reponde a processo, de seu ajudante que queimou documentos pertinentes mas comprometedores, sei de quem é dono de uma rádio comunitária, de espectro de ondas definido, por ser comunitária, mas que ultrapassa, por enquanto, impunemente, as exigências do órgão competente que lhe deu cedeu a emissora, e ocupa todas as ondas da cidade e adjacências, ah, sei tanta coisa que até enoja!

hoje mesmo me disseram, cuidado, fulano manda matar! portanto, amigos, caso eu morra, já sabem de onde veio o tiro. da falta de ética - marca registrada de certas autoridades caxambuenses. rezo apenas para que um dia a tal ética baixe por estes pagos. amém!

Nenhum comentário: