terça-feira, julho 07, 2009

câmara de vereadores de caxambu tortura a população da cidade

ontem estava no café del fraro, no centro da cidade, quando passou uma moto com serviço de auto falantes. divulgava uma intimação da câmara municipal da cidade para que o prefeito informasse à câmara e à população o que fará para manter na cidade o hospital são camilo que ofereceu 120 dias de prazo para que a prefeitura deposite em sua conta 60 mil por mês.

acontece que o hospital são camilo é particular, não pertence ao município, ao estado e ao governo federal. é uma empresa privada da sociedade beneficiente são camilo e tem filial até no município de esteio, no rio grande do sul. recentemente a empresa decidiu não atender a pacientes do sus de caxambu, porque este paga mal.

ora, não é a prefeitura, ou à câmara de vereadores que cabe a solução do problema, se virmos o caso pelo ótica de população prejudicada. mas o hospital que é uma instituição privada.

a população humilde usa o hospital? não. é atendida na policlinica. fazer doação a uma entidade particular como o hospital significa desfalcar o atendimento municipal gratuíto à população feita no local.

o assunto é tão óbvio que só pode ser justificada a inquirição da câmara de veredadores como ato de ignorância ou de má fé.

recentemente, no dia 12 de maio deste ano, o hospital são camilo de itapipoca, no ceará, afinal ele está presente em todo o brasil, promoveu um encontro de vários profissionais para estudar a humanização do hospital "contribuindo para os avanços qualitativos desejados para o sus".

interessante é a proposta de dois pesos, duas medidas; no ceará querem melhorar relações com o sus. em caxambu, minas gerais, cortam as relações e para não fechar as portas exigem da prefeitura diação mensal de R$60 mil.

afirma o diretor do são camilo que há vinte anos o hospital arrasta déficits que na gestão de prefeitos anteriores foram devidamente absorvidos. mas na atual, exige R$60 mil para manter portas abertas.

ao fazer esta cobrança pelas ruas da cidade, desenquietando o povo com informações imprecisas, a câmara de vereadores não estaria ultrapassando a ética e quebrando o decoro parlamentar ao levar o pânico à população da cidade quando deveria ajudar o executivo a buscar soluções?

desde quando provocar terror no povo resolve alguma coisa? esta convocação ao medo lembra-me os terríveis anos de chumbo da ditadura militar que como não podia governar por direito o fazia por abuso da força bruta e da tortura.

a câmara de vereadores de caxambu está torturando a população da cidade ao lançar notícias sem explicações devidas. e a gente que pensava que atos de totalitarismo não encontrariam mais espaço no Brasil!

Nenhum comentário: