quarta-feira, dezembro 17, 2003



fui almoçar no casebre, em baependi. comida simples, tempero mineiro. a casa antiga, do século retrasado, com o assoalho de madeira cedendo. as mesas parecem que flutuam de um lado para outro quando alguém caminha pelos corredores. seu paulo tava contando que com os prefeitos que estas cidades vizinhas tiveram sobrevivem só por graça divina. é a ajuda de nhá chica, completou.

ficou costurando assunto. ele está mais magro. teve crise de asma! seu celestino blau mudou pra Ubatuba. ele não, coitado, que já morreu, mas os herdeiros dele, explicou. e conta a história de celestino blau. era um charreteiro em são lourenço. tinha também cavalos de aluguel. três deles eram do getúlio. eram cavalos que haviam pertencido à polícia militar e vieram parar no sul de minas.

ele cuidava dos cavalos e quando o presidente da república chegava no aeroporto cedido pelo pai do ramonzinho, seu ramon, em troca da construção de uma ponte sobre o rio verde, encontrava seus cavalos sempre bem tratados. getulio ficava hospedado no hotel brasil. vinha o ptb inteiro pra cá. o psb, depois. um dia a bengalinha tosca de pau fino que getúlio usava na cidade quando montava caiu no chão. o menino paulo correu para entregar a bengala branca usada como enfeite.

para seu encanto viu de perto as bombachas do presidente. getúlio passou a mão sobre sua cabeça e agradeceu. seu paulo está mais acabado de uns dois meses para cá. emagreceu e foi hospitalizado. debruçado na mesa vizinha lembrava do acontecido.

no casebre a gente fica ouvindo os casos. é lá que o pessoal da tv globo que tem fazenda por aqui almoça. Em qualquer momento você encontra um deles. numa destas acabei comprando um abajur feito de uma antiga moenda do sergio chapelain, numa intermediação do guida de itanhandú que tem uma loja de antiguidades.

depois fui pra praça fazer o quilo, como diz adoniram barbosa. fiquei andando no entorno. tomei um café no bar que nunca fecha e não fecha mesmo, e fotografei umas obras de chico cascateiro. mas isto é uma outra história. outro assunto e fica para outro dia.


Nenhum comentário: