segunda-feira, novembro 15, 2004

comadre clemilce,

já ouviu contar que a gasolina acaba em dois anos? e aí comadre? sábios eram nossos avós que iam de carroça e cavalo de um ponto pra outro do planeta e ainda usavam a bosta do dito para estrume.

por conta deste aviso , comadre, vou pra roça esta semana encomendar um cavalo e uma carroça antes que os preços disparem. trago também uma boa égua parideira. para ter garantia de pernas. você pode ler aqui sobre a curva de hubbert e, lá no pé da carta, eu colei uma informação de peritos sobre o assunto

os homens querem dominar o mundo e taí o resultado. sabe que hoje fui tomar banho direto da placa solar às 10 horas, sem usar o boiler, e a água não estava quente como gosto? porque comadre, porque o sol não sabe de decreto presidencial que cria o horário de verão. e dez horas , para o sol, ainda eram nove.

olha só : esbanjaram água, desviaram os rios, a energia elétrica foi usada sem escrúpulos e deu nisto: o mundo inteiro tendo de economizar energia. energia, comadre, o que move o mundo! vou contar, você pode fazer o mesmo, instalar placa solar para iluminar a casa. o sol carrega uma bateria que liga até computador, sabia? e não fica caro mudar o sistema. já estou providenciando. a droga será quando o sol desligar de vez.

você me perguntou na última carta pela jurema. a jurema está nos dias de ter a criança. o pai está todo bobo e a futura avó , nem conto. parece uma amiga minha distante, lá do recife, que não pára de babar a neta letícia. ela está pensando, como todo mundo que conheço, em criar comunidades onde famílias e amigos possam conviver porque as viagens, comadre, em breve, nem pensar. serão como no antigamente, com entrepostos nos caminhos, pequenas pousadas para o povo descansar o lombo doído de montar, e de ser socavado nas estradas ao compasso do passo das mulas carregando a família e suas malas para visitar parentada. escreva comadre, pode escrever; é o que virá.

mais um detalhe: cave um poço no fundo do quintal. faltará água potável também. tomara que você consiga pegar água do aqüífero guarani.

no mais, beijo no julinho , meu afilhado, abraços no augusto, e fique com minhas saudades comadre. ah, segue junto umas sementes de abóbora de pescoço. está no tempo de plantio, comadre.

um abraço de sua amiga de sempre

esther


PREVISÃO DE US$125 POR BARRIL
A produção mundial de petróleo atingirá o seu pico nos próximos dois anos e a seguir começará a definhar, remetendo os preços para cerca de US$125 por barril. A previsão é do dr. Sansan Ali Bakhtiari, perito iraniano em petróleo, que a convite do governo australiano fez uma palestra acerca das reservas mundiais de petróleo.
O dr. Bakhtiari considera que a falta de segurança económica afectará as taxas de fertilidade de países pouco povoados como a Austrália. "Penso que a grande mudança terá, muito em breve, impacto sobre a população", afirmou. Assim, acrescentou "eu não construiria muitas escolas adicionais: haverá menos crianças". Além disso, "não construiria aeroportos hoje: haverá muito menos viagens pois elas ficarão demasiado caras". resistir.info

Nenhum comentário: