sábado, setembro 22, 2007

andrea chénier

andrea chénier e por causa de cena inesquecível



andrea chénier, a ópera, é uma adaptação de umberto giordano sobre uma história de amor e sacrifício durante a revolução francesa. a ópera raconta o desfecho do reino do terror.

andrea chénier é um poeta francês devotado à seu país, mas consciente da revirada corrupta e sanguinária da revolução. ele ama maddalena que é uma aristrocata que se econde da guilhotina e, conflitousamente, ama andrea.

la mamma morta



"Quarta ópera composta por Umberto Giordano (1867-1948), "Andrea Chénier" foi, na verdade, a obra que lhe rendeu prestígio. A estréia, em 1896, no Teatro alla Scala de Milão, foi um verdadeiro triunfo. Desde então, manteve-se no repertório dos principais teatros do mundo e é, atualmente, o trabalho mais conhecido de seu autor.

Nascido em Foggia, filho de farmacêutico, Giordano cursou conservatório em Nápoles, onde conheceu as idéias pós-românticas que dominavam a música na Itália desde 1870.

"Andrea Chénier" já se insere, porém, no movimento do verismo, que transportava para a ópera os sentimentos provocados pelo realismo na área da literatura.

O texto, de grande importância nas obras veristas, foi assinado pelo jornalista e poeta Luigi Illica, que seria também o colaborador de Giacomo Puccini em títulos como La Bohéme e Tosca. Ele usou como base a vida de uma personalidade histórica --o poeta Andrea Chénier, que viveu na França revolucionária e morreu na guilhotina-- e juntou a ela as paixões devastadoras comuns nos dramas do verismo." in folha on line

ao ler, ainda agora, o blog cena inesquecível, não sei se por um pouco de tristeza, pois quando uma pessoa se ausenta da casa, mesmo que seja por breve período, dói; não sei porque, me detive na seguinte postagem sobre o filme "Filadélfia - Philadelphia (1993)

Direção: Jonathan Demme

Promissor advogado (Tom Hanks) que trabalha para tradicional escritório da Filadélfia é despedido quando descobrem ser ele portador do vírus da AIDS. Ele contrata os serviços de um advogado negro, que é forçado a encarar seus próprios medos e preconceitos.

Premiação: Ganhou os Oscars de Melhor Ator (Tom Hanks) e Melhor Canção ("Streets of Philadelphia", de Bruce Springsteen). Recebeu ainda outras 3 indicações: Melhor Maquiagem, Melhor Roteiro Original e Melhor Canção ("Philadelphia")"

mas o homento mais tocante, que nos alaga em lágrimas é quando tom hanks recita o poema da música "la mamma morta", aqui interpretada por renata tebaldi, acima, maria callas, abaixo e, em seguida, a cena que o blog mostra.





Nenhum comentário: