quarta-feira, fevereiro 20, 2008

falar manezês

falar manezês


"felicidade é ver uma chuva de ipê amarelo" disse cleide, após ter estado uns dias aqui, em uma carta que chegou ontem .

foi um verão muito feliz este que já toma ares de inverno sem ter passado pelo outono.a chuva de ipê aconteceu num dia em que fiquei em casa com minha irmã margarida, meus sobrinhos e sobrinhas-netas, após ter vindo de são paulo onde ficamos num natal antecipado, para esticar uns dias com meu filho e minha nora em floripa a aprender um pouco do que ainda ficou na cidade do dizer açoriano, o falar manezês. o óbvio não se diz, mas digo: matar saudades, que nunca sucumbem.

ouvi na tv local de um apresentador: "se qués, qués, se não qués, diz" e também entre os locais que dizem para os visitantes, mesmo que deles dependam para o dinheiro circular: "fora haole",li nos grafites dos muros e postes, no mais é pura cordialidade desde o mar até os próprios turistas que fugiam do calor excessivo que rondou por lá naqueles dias de fim de dezembo e meados de janeiro, no shopping onde tem o café do ponto.

ainda trago na boca o sabor de florianópolis e nos ouvidos o falar manezês, ou manezinho cantado.

lembro de um livro de pedro bloch com dizeres de crianças: um deles era uma menina dizendo para a mãe que quando ela encolhesse ganharia uma cama pequena, no tamanho e boniteza da que ela estava ganhando. em floripa, no mar , me sentia assim, a perna que quebrou do tombo do cavalo ainda sem forças, mas o filho me guiando para as ondas. e comentei sobre isso com ele. entes eu o levava pela mão. hoje , ele me leva.

salva-pelo-filho.jpg
salva pelo filho

o-filho-como-pai.jpg
o ontem, ao inverso, hoje repetido

ah! , em tempo. um cantor de floripa, john bala jones canta a música "se qués, qués" e traduz bem o espírito que a décima ilha dos açores gostaria de ter. mas, jurerê internacional, onde ficaria?


Composição: Giulio Franco Giacomazzi

SE QUÉS QUÈS

Money for nothing...
Tô no paradise e felizmente
somos todos livres pra viver
To no paradise e felizmente
vou pra naufragados tocando djenbé

Tô embaixo do arco-íris
E não vejo o pote de ouro
Tô embaixo do arco-Íris
E não vejo o pote de ouro
ei você não deixe escapar
uma oportunidade faz você ganhar
ei você não deixe escapar
uma oportunidade faz você ganhar

Dinheiro que é bom pra viver
Dinheiro pode te prender

Não eu prefiro ser livre sai pra lá
Dinheiro e paradise não combinam
Eu vou sair a pé, eu sou da esquadrilha
Fumar um sussegado nós somos aqui da ilha
Se qués qués se não qués diz
Escolha uma trilha pra fazer você feliz
Se qués qués se não qués diz
Escolha uma trilha pra fazer

Dinheiro que é bom pra viver
Dinheiro pode te prender

Nenhum comentário: