domingo, março 02, 2008

é caricata a reforma ortog'rafica. afirma saramgo

\Saramago.jpgO escritor português e prêmio Nobel de literatura, José Saramago, qualificou de "caricata" a situação em torno do acordo ortográfico assinado pelos membros da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) e não cumprido até o momento.

"Estiveram à mesa das negociações, discutiu-se o problema, chegou-se a um acordo e assinou-se. E depois não se cumpre, como em outras coisas no nosso país", declarou o escritor em entrevista à Agência Lusa.

"Gosto da minha língua tal qual a escrevo, mas não posso impor a 150 milhões de pessoas os meus gostos pessoais. Recordo que aprendi a escrever mãe com 'e', depois me mandaram escrever com 'i', e depois voltaram a mandar escrever com 'e', quando a mãe era sempre a mesma", disse o prêmio Nobel de literatura.

Para Saramago a língua portuguesa "não é condenada à situação do húngaro, [idioma] fechado em fronteiras de onde não consegue sair". Segundo ele, "temos de acabar com a idéia de que somos os donos da língua. Os donos da língua são quem a fala, melhor ou pior".

recuperado de na periferia do império

Nenhum comentário: