sábado, março 01, 2008

o rio de janeiro continua .... lindo

o rio de janeiro continua... lindo



o rio de janeiro faz anos hoje, precisamente 443 anos, quem lembraria disto com entusiasmo, caso estivesse entre nós seria li estoducto.

no entanto, helô, sempre atenta de amor pela cidade, nos presenteia com este São Sebastião, vídeo do sérgiolaf, onde martinália canta a música são sebastião, de totonho villeroy com um texto dito por maria bethânia. a música faz parte do cd que ela gravou pela selo quitanda, da biscoito fino : "menino do rio".



Capitania Real e capital do vice-reino in wikipedia


Batalha na baía de Guanabara entre franceses e portugueses, em 15 de março de 1560, que culminou com a destruição do Forte Coligny.
Batalha na baía de Guanabara entre franceses e portugueses, em 15 de março de 1560, que culminou com a destruição do Forte Coligny.

À época do estabelecimento do sistema de Capitanias Hereditárias no Brasil, o território do atual estado do Rio de Janeiro encontrava-se compreendido em trechos da Capitania de São Tomé e da São Vicente.

Não tendo sido colonizado pelos portugueses, em virtude da hostilidade dos indígenas estabelecidos neste litoral, entre 1555 e 1567, a baía de Guanabara foi ocupada por um grupo de colonos franceses, sob o comando de Nicolas Durand de Villegagnon, que aqui pretendiam instalar uma colônia de povoamento, a chamada "França Antártica".

Visando evitar esta ocupação, assegurando a posse do território para a Coroa Portuguesa, em 1 de março de 1565, foi fundada a cidade do Rio de Janeiro, por Estácio de Sá, vindo a constituir-se, por conquista, a Capitania Real do Rio de Janeiro."

salve, rio que já foi dos tamois, dos francêses, portuguêses, capital federal do brasil e hoje é terra de bala perdida.

fábio sampaio, no seu blog caryoker , "mynd in NY, heart in rio", nascido no rio de janeiro, postou no dia 28 de fevereiro o seguinte:

....."Agora vamos falar sério.

Segurança?
Nada. Nem uma palavra. Nem podia. Ah, mais a culpa é do governo do estado. Não! A culpa é do governo federal. Ficou maluco?! A culpa é do Sr. Abade.

Educação?
Você sabia que agora oferecem Educação Física na pré-escola? Ou que a fachada da Escola Padrão é revestida de cerâmica?

Saúde?
Pelo menos agora mandam remédios pelo Correio para os diabeticos e aidéticos.

Se eu dedicasse o meu tempo e também pudesse ganhar dinheiro com isso, eu gostaria de escrever um artigo semanal sobre o imaginário coletivo dos governantes brasileiros.



Resposta de Cesar Maia ao meu post anterior:( postado no dia 29, ontem)

"Fábio,
na verdade no site tem apenas algumas das realizações. Em segurança podemos falar do aumento da iluminação pública, no fato do Rio de Janeiro ter o 2o melhor salário para os professores de 1o grau (perde apenar para Brasília), nas Vilas Olímpicas. Realmente o município não tem competência constitucional para as polícias.

Sobre educação, além da Escola Padrão, a gestão de Cesar Maia teve outras grandes vitórias. Além do professor bem pago, basta ver que não houve greves gerais no município. Tem vagas para todos os cariocas que procuram as escolas municipais do Rio de Janeiro.

Saúde, em março estarem inaugurando o Hospital de Acari. Realmente não conseguimos atingir a qualidade que se espera, mas com o fechamento de hospitais federais e estaduais a demanda ficou muito maior. Pegue a Ilha do Governador, ao fechar o Hospital do Fundão (federal) sobrecarregou o Hospital Municipal da Ilha...

Bem, vou evitar me estender muito, poderia continuar citando os pontos positivos da gestão de Cesar Maia, mas espero que estas poucas que citei seja o suficiente para apagar um pouco de suas dúvidas.^

Agora os meus comentarios:
O que leio acima são justificativas e não realizações.
Exceto pela ausencia de turbulencia na area de educação publica, da qual não acompanho de perto as noticias para saber se as coisas estão efetivamente calmas por lá. Ou seja, não piorou mas também não melhorou exceto pelo revestimento da fachada.

Votei em Cesar Maia na eleição 1999/2000 para prefeito do Rio.
Não há duvidas que Cesar Maia é um homem preparado, inteligente e quando quer, competente.

Apenas lamento que os caminhos tomados pela política brasileira restrinja o talento de pessoas como ele a ponto de obriga-lo a se expor a criticas incontestaveis pela quase ausencia de progressos devido a querelas para evitar o retrocesso.

Entendo que o Rio não é uma ilha e que o governo federal tem a mão pesada sobre os estados, apenas me permito apontar o desperdicio de talento e exposição desnecessária a criticas."

hoje tem festa no rio e a alma dos cariocas caminha pesada como tropa de elite. desejaria falar de alegrias somente, mas...para dizer de flores também lá vai um poema de manuel bandeira sobre o carnaval do rio de janeiro:

"Quero beber! Cantar asneiras
No estado brutal das bebedeiras
Que tudo emborca e faz em caco...
Evoé[8] Baco!

Lá se me parte a alma levada
No torvelim da mascarada
A gargalhar em doudo assomo...
Evoé Momo!"

Nenhum comentário: