quarta-feira, maio 14, 2008

homeopatia, direito de todos, saúde democratizada





homeopatia, direito de todos, saúde democratizada




em 03 de maio de 2006 o ministério da saúde publicou a portaria 971 instituindo a política nacional de práticas integrativas e complementares no sistema único de saúde que permite, democrativamente , que a população possa optar pelas terapêuticas ditas alternativas, como a homeopatia, cupuntura e titoterapia. é um passo na democratização da saúde.

desde então o ministério da saúde reconhece oficialmente a importância do credo popular em plantas medicinais. cá em casa quando há tosse, após os espirros, não uso xaropes alopáticos. preparo com mel um bom caldo de agrião, hortelá, alfavaca, mastruz, etc... e a tosse acaba. eu uso phyrogenium sempre e , raramente, fico gripada. quando acontece ela vem branda.

ora, se a homeopatia está regulamentada, volto ao assunto, e existe uma fórmula que pode ser usada como vacina contra a dengue, desenvolvida pelo dra. ana teresa doria dreux, porque os especialistas em saúde permitem que pessoas morram, adoeçam e fiquem sequeladas com a epidemia que depende dos dias frios para ser debelada?

disseram os jornais em 2007: " A partir de janeiro, o Instituto Butantã, em São Paulo, começará a testar uma vacina contra a dengue em seres humanos. A iniciativa é resultado de uma parceria entre o instituto, a Secretaria Estadual de Saúde, o Ministério da Saúde, o National Institute of Health (NIH) e a Fundação Path, comandada pelo magnata americano Bill Gates, dono da Microsoft. Os testes serão realizados em bairros da capital paulista e em Guarulhos, que registrou este ano 790 casos da doença. "

"Em outubro de 2007, o secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Reinaldo Guimarães, afirmou à Agência Brasil que o governo brasileiro planejava trazer para o país a tecnologia de uma vacina desenvolvida por um grupo de pesquisadores dos Estados Unidos. “É uma vacina que não está pronta. Ela está em desenvolvimento, tem até agora resultados promissores em animais e também alguns testes com humanos. Mas nós devemos esperar alguns anos, três, quatro anos, para que ela possa estar amadurecida para utilização pelo Ministério da Saúde para a população”, afirmou o secretário à época."

até agora a tal vacina ainda não saiu.]

a dra. maria teresa doria dreux , vice-presidente do instituto hahnemanniano do brasil, desenvolveu e aplica já há 9 anos a seguinte fórmula de homeopatia contra a dengue: RHUS TOX. / EUPATORIUM PERF./ CHINA OFF./ LEDUM PALUSTRE/ GELSEMIUM/ 5CH/ aã,
ela explica mais sobre a homeopatia em resposta a algumas perguntas quye lhe fiz. uma delas é sobre o lema da homeopatia de que o semelhante será surado pelo semelhante:

"O semelhante será curado pelo semelhante é um aforisma de Hipócrates que também enunciou: contraria contraria curentur, ou seja o contrário curará o contrário. este segundo que é mais fácil de entender, é óbvio, para a febre será dado um antitérmico, para a diarréia um adstringente, para aprisão de ventre um laxativo e assim por diante. É o que em geral faz a medicina "oficial" ou alopática .

Já o primeiro , como compreende-lo? esse foi o pulo do Gato de Hahnemann. que percebeu intuitivamente e experimentou com protocolos rigorosos, bom alemão que era, que os medicamentos só poderiam curar se não fossem empregados em doses ponderais pois senão teriam efeitos tóxicos e não curativos.

Para isto ele começou experimentando em si mesmo a China officinallis, que era importada do Peru e usada contra a malária que havia na Europa em lugares pantanosos. Percebeu que ao ingerir tantas dracmas da China desenvolvia febre intermitente, tremores, boca amarga, fraqueza e outros sintomas semelhantes aos da malária.

Daí começou a diluir as doses num processo que se chama centesimal Hahnemanniana e começou a se curar da intoxicação que provocara em si mesmo. DaÍ A CONFIRMAÇÃO DO AFORISMO DE HIPÓCRATES que havia ficado de lado por tantos anos.

Na segunda lei ,ele determinou que as experiencias fossem feitas no homem são, isto é que pessoas não apresentassem sintomas de nenhuma doença e vários colaboradores começaram a experimentar drogas da farmacopéia da época como o mercurio a prata o ouro o aconito a belladonna etc .

Na terceira lei ele estabeleceu a dose mínima , isto é a dose diluída, e potencializada, para evitar a agravação , dose esta que vai variar enormente, de acordo com a substancia, a doença e o doente e na quarta lei ele determinou : Remédio único , isto é sómente ser experimentado uma substância de cada vez .Assim ele publicou, após 11 anos de trabalhos um "ensaio sobre uma nova arte de curar" no ano de 1796, aos 41 anos de idade, ano oficial da criação da homeopatia. logo a Homeopatia tem 4 leis.

O nosódio vivo do Roberto Costa é outro pulo do gato. Os nosódios ou remédios fabricados pelo método de Hahnemann, partiam de culturas de vírus ou bactérias mortas ou que morriam no processo de diluição pelo alcool.

Dr Roberto resolveu partir de culturas vivas e diluí-las em soro fisiológico o que não as matavam . A partir da 6ch ( uma parte para 99 ,seis vezes consecutivas, o nosódio perdia a virulencia mas ele só empregava potências mais altas como 30CH ou 30 DH). Com isso ele denominou o nosódio vivo e conseguiu curas fantásticas pois os remédios eram muitíssimos mais poderosos que os nosódios antigos .

Ele trabalhou com o treponema pallidum (sífilis), staphilococcus beta hemoliticus ( febre reumática), escherichia coli ( infeccções urinárias) e muitíssimos outros Era um pesquisador genial e ele mesmo fabricava seus nosódios, a exemplo de Hahnemann que foi também o primeiro farmacêutico homeopata . "

"A dengue é um dos principais problemas de saúde pública no mundo. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que entre 50 milhões e 100 milhões de pessoas se infectem anualmente, em mais de 100 países, de todos os continentes, exceto a Europa. Cerca de 550 mil doentes necessitam de hospitalização e 20 mil morrem em conseqüência da dengue.

- Os estudos para o desenvolvimento de uma vacina eficaz contra os quatro tipos de vírus da dengue precisam ser realizados em território nacional, defendeu o ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende.

Em entrevista a emissoras de rádio no estúdio da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), em Brasília, Rezende disse que historicamente os países ricos são responsáveis pelo desenvolvimento de vacinas e que o combate a doenças como a dengue não é priorizado por laboratórios estrangeiros.

“As doenças que desapareceram foram resultado de vacinas desenvolvidas em outros países. Não há uma vacina contra a dengue em parte porque essa é uma das doenças chamadas negligenciadas. Como ela não ocorre em países do Hemisfério Norte, que são mais desenvolvidos cientificamente, nunca houve em âmbito mundial uma forte pesquisa para desenvolver uma vacina contra a dengue.”


ora, se o ministro afirma isto, o que esperamos para erradicar a dengue do país?

Nenhum comentário: