terça-feira, novembro 04, 2008

livros, livros a mancheia

livros, livros a mancheia



caetano ressuscitou mancheia assim como guimarães rosa, tutaméia. é bem verdade que minha mãe falava as duas palavras com priprietade, só não usava tutaméia a mencheia, pois seria um paradoxo.


*****************



em tempos de novo acordo ortográfico que atinge, principalmente o trema, e o bolso do povo, pois novas gramáticas, dicionários, etc... precisarão ser comprados, e todos os livros já publicados precisarão passar por uma revisão que os adeque ao futuro de uma lingua que sei lá, já esta morta, esta, a escrita, dita erudita, né não?

**********************


Livro mapeia língua portuguesa no Brasil

Português Brasileiro II: contato lingüístico, heterogeneidade e história

A trajetória da língua portuguesa no Brasil, as influências que recebeu das culturas indígena, européia e africana e suas mudanças e variações ao longo do tempo e do espaço são o principal tema do livro Português Brasileiro II: contato lingüístico, heterogeneidade e história (EdUFF, 2008, 398p., R$40,00). O lançamento da obra acontece no dia 5 de novembro, às 16h, durante o VI Simpósio de Estudos Lingüísticos da UFF, que se realizará no Instituto de Letras da universidade, a partir das 9h30. O endereço do Instituto é Rua Prof. Marcos Waldemar de Freitas Reis, s/n, campus do Gragoatá, Bloco C, São Domingos, Niterói.

Com a excelente receptividade do primeiro volume da obra, esgotado em tempo recorde, Cláudia Roncarati e Jussara Abraçado, organizadoras da publicação, perceberam a necessidade e a importância de dar continuidade ao trabalho e decidiram se dedicar à elaboração de Português Brasileiro II. A obra traz ainda análises sobre as atuais tendências e descobertas no campo da variação lingüística, além de reunir trabalhos de pesquisadores de diversas partes do país, integrantes do Grupo de Trabalho (GT) de Sociolingüística da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Lingüística (ANPOLL).

A programação completa estará disponível, em breve, no site http://www.uff.br/letras/ , link “Pós-Graduação”.


*********************************


O livro "Boca Minha" de Simone Rocha Nogueira, uma publicação da "Canteiros Editora" será lançado no dia 11 de novembro, terça-feira a partir das 15 horas, no centro cultural da justiça no trabalho, no rio de janeiro. na avenida apresidente antonio Carlos, 251, térreo, centro.



********************



interessante, houve, um tempo, em que morava longe do rio, aliás , quase sempre morei longe do rio, em que ao pensar em ir até lá meu coração cantava "minha alma canta/ vejo o rio de janeiro.... e vibrava do avião ao avistar a baía da guanabara.

hoje, acabou isto. nem gosto mais de ir ao rio, nem aprecio tanto assim o mar. prefiro cachoeiras. como a gente muda!!!!!!


**************************



e com vocês, lotte lenya


Lotte Lenya singing "Seeräuber Jenny" in the original 1931 film Die Dreigroschenoper (The Threepenny Opera). So intense in its simplicity!


Nenhum comentário: