sábado, janeiro 03, 2009

governo de minas paralisa mais uma vez exploração das águas minerais

governo de minas paralisa mais uma vez exploração das águas minerais







CaxambuGourmet.jpg

a água mineral caxambu que é explorada aqui, na cidade de caxambu, no sul de minas gerais, patrimônio histórico-cultural do estado, - explorada desde 1762- era envasada e a comercializada pela subsidiária “águas minerais de minas”, criada pela copasa, companhia de saneamento de minas gerais..

no dia 31 de dezembro do ano passado, 2008, todos os funcionários foram demitidos e o envasamento encerrado. a administração anterior, da prefeitura, não refez o contrato para exploração das águas. com a copasa, que deverá ser privatizada e, para isto, foi dividida em várias empresas menores,

o prefeito que tomou posse no dia 1º de janeiro, Luiz Carlos Pinto, mal assumiu encontrou, dentre muitos, mais este problema.
segundo ele, "no início da semana que entra tudo deverá estar solucionado e os trabalhadores serão readmitidos. uma nova empresa, também do governo do estado de minas, após assinatura de contrato, reiniciará a exploração e o envasamento das águas."

copasa

no dia 23 de dezembro do ano passado o governador de minas gerais, aécio neves autorizou a copasa a contratar prestadoras de serviço.

Nova lei autoriza Copasa a contratar prestadoras de serviço

Foi sancionada e publicada no Minas Gerais desta terça-feira (23/12/08) a Lei 17.945, de 2008, que altera a Lei 6.084, de 1973, que dispõe sobre a Companhia Mineira de Águas e Esgotos (Comag). A nova norma, originada do PL 2.164/08, de autoria do governador, que tramitou este ano na Assembléia Legislativa de Minas Gerais, tem como objetivo adotar medidas de interesse público que facilitem o trabalho da Copasa no que se refere ao saneamento básico do Estado.

Entre as mudanças previstas, destaca-se a possibilidade de a empresa "utilizar recursos e pessoal próprios ou de terceiros". Outra mudança proposta permite que a Copasa participe minoritariamente de outras empresas com objetivos sociais semelhantes ou correlatos, mediante a aprovação de seu conselho de administração. Pelo texto na norma, a Copasa poderá contratar prestadora de serviço ou executora de obras a qual não tenha como objeto social a prestação de serviços de saneamento. A lei inclui ainda procedimentos a serem adotados pela Copasa.

GarrafaCaxambu.jpgágua mineral caxambu

"Considerada uma das melhores águas do mundo, é uma água gourmet por excelência, com uma capacidade natural de ampliar a sensibilidade do paladar, auxiliando na percepção dos sabores de pratos e vinhos.

Produzida na tradicional estância da cidade de Caxambu, na região Sul de Minas, essa água mineral é patrimônio histórico-cultural do Estado. Explorada desde 1762, é referência no mercado de águas premium.

A água Caxambu brota do solo de Minas, naturalmente gaseificada, depois de percorrer um longo caminho subterrâneo que dura, em média, 500 anos. Durante esse período de maturação, ela passa a adquirir propriedades terapêuticas, incorporando minerais e características físico-químicas só possíveis em uma região tão rica nesses elementos ."








Nenhum comentário: