quinta-feira, janeiro 15, 2009

"nosso sobrenome é caxambu"


"nosso sobrenome é caxambu"



carnaval-Portela.jpg
escola de samba portela de caxambu


como disse luciano brito, do departamento de turismo da pefeitura de caxambu, em reunião que ocorre agora, neste momento, na câmara de vereadores da cidade, para resolver a questão do carnaval, "nosso sobrenome é caxambu."

ele se referia à necessidade de pensar a cidade como um todo, à urgência de fazer caxambu crescer para todos e não somente para meia dúzia. maria helena carvalho, presidente da ong "caxambu mais", que promoveu no ano passado o festival gastronômico, com sucesso, reiterou as palavras de luciano e concordou que o carnaval não deveria ocorrer no centro da cidade, mas em um local afastado.

todos foram unânimes no sentir de novos tempos em caxambu, quando os temas são debatidos publicamente, com a presença do prefeito e seu secretariado, todas as questões colocadas e as vozes, mesmo as em desacordo, ouvidas com respeito.

maria antonia, presidente da ampara," associação preservação das águas e da identidade cultural da cidade", a toninha, acha melhor que o carnaval ocorra até ao lado da casa dela para evitar que o centro da cidade seja destruído e, que, se houver plebiscito entre o povo, que ele seja avisado dos motivos e um dos principais é a possibilidade de afundar a rua joão pinheiro, que precisa de reparos. no ano passado um trecho dela cedeu..

foi lido um laudo da secretaria de obras da prefeitura sobre o estado da rua com a seguinte conclusão: "a drenagem das águas pluviais precisa ser refeita pois hoje as manilhas encontram-se em processo de constantes rupturas ". o laudo está assinado por gabriel, o secretário de obras.

o vereador arnaldo posicionou-se contra o plebiscito, apesar da insistência do vereador de paula, com a argumentação de que em são paulo não há plebiscito para decidir sobre rodízio de carros e que se eles , executivo e legislativo estavam ali é porque já haviam recebido do povo, através do voto, autorização para decidir o melhor para a cidade.

o debate foi irradiado pela 104, 9, a caxambu fm, ao vivo, da câmara de vereadores, quando a secretária de turismo, angela, expôs os motivos para que o carnaval de caxambu passasse por uma revisão, não só com o fito de preservar a cidade como também o de melhorar o nível já que os anteriores seguiram-se de brigas, mortes e assassinatos.

luciano brito colocou a questão de caxambu com firmeza quando convocou a população, os hoteleiros, os comerciantes e o povo a se unirem para o crescimento da cidade.

as escolas de samba que fiquem tranquilas, disse ele, pois se houver verba que tenha sido repassada todas receberão, apesar do momento de transição da prefeitura, o que lhes é de direito.

enfim , pelo que pude entender, o carnaval não será realizado no centro da cidade, pois há, inclusive a possibilidade da rua joão pinheiro, devido à sua atual fragilidade, não suportar o peso dos foliões, o que poderia redundar em ferimentos de pessoas caso desabasse.

e os novos tempos já começaram a dar o ar de sua graça em caxambu, pois acabei de ouvir agora, pelo rádio do fernando niman, aliás o rádio do celular, que ele colocou no telefone daqui de casa para que eu ouvisse, o mais belo exercício de cidadania que um povo e suas autoridades podem dar: o da democracia. este debate que conto agora.

amanhã comprarei um rádio com urgência. e viva as ondas curtas e a frequência modulada!

Nenhum comentário: